quarta-feira, 2 de março de 2011

COLEGIADO ABORDOU ASSUNTOS IMPORTANTES ONTEM

Oito docentes, três Representantes de Turma e vários alunos lotaram a sala 14 da UEG-Formosa ontem à noite durante a reunião do Colegiado do curso de História. Foram eleitos os coordenadores da próxima Semana de História (Michelle dos Santos e Marcelo Brito), quatro nomes para o Conselho Editorial da revista Ideias Universitárias (Michelle dos Santos, Marcelo Brito, Marcelo Reis e Juliano Pirajá) e mais um representante do curso no Conselho Acadêmico da Unidade Universitária de Formosa (Juliano Pirajá). Também foram tomadas decisões sobre as reuniões do Colegiado nos próximos três bimestres.

Tomadas estas decisões, o Coordenador do curso (Prof. Fábio Santa Cruz) deu explicações sobre o sistema de acompanhamento da presença e assiduidade dos professores. Também falou sobre a assinatura da folha de ponto e sobre a importância dos Planos de Ensino de cada disciplina. Houve debate sobre estes temas e o Prof. Juliano Pirajá recebeu delegação do Colegiado para elaborar documento com questionamentos sobre excesso de carga-horária trabalhada pelos docentes do curso.

Em seguida, o Prof. Fábio Santa Cruz falou sobre um e-mail recebido por ele em que eram dirigidas palavras extremamente ríspidas ao curso e aos seus professores. Explicou que decidiu levar o assunto ao Colegiado por considerá-lo um tema de âmbito institucional, e não pessoal. Explicou também que o curso, embora pudesse ter problemas com o autor do e-mail, não tinha relações estremecidas com nenhuma instituição.

Por fim, o Prof. Juliano Pirajá falou longamente sobre um parecer dado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em relação a um projeto de pesquisa seu. O parecer sofreu severas críticas e deu início a um debate sobre todos os problemas da UEG. O Prof. Juliano Pirajá se disse disposto a resistir às exigências do parecerista, que foram consideradas incompatíveis com o ambiente acadêmico.

Antes de encerrar a reunião, o Prof. Fábio Santa Cruz saudou a presença maciça de alunos àquela importante reunião. O Colegiado é a assembleia suprema do curso e dita, em linhas gerais, os rumos a serem seguidos por seus alunos e professores.