quarta-feira, 26 de outubro de 2011

REESTRUTURAÇÃO E NOVO ESTATUTO DA UEG

Na reunião de Congregação da UEG-Formosa ocorrida no último sábado, dia 22 de outubro, um documento da Associação dos Professores foi adotado integralmente como documento da própria Unidade Universitária. O texto em questão aborda a proposta de reestruturação da UEG e o novo Estatuto da Universidade. Leia-o a seguir:


POSICIONAMENTO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UEG-FORMOSA (APUEG-FORMOSA) SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA UEG E O NOVO ESTATUTO DA UNIVERSIDADE:

1. O relatório da Comissão de Estudos sobre a UEG, com ampla proposta de reestruturação acadêmica, tem qualidades notáveis e deixou ainda mais claro que esta reestruturação é imprescindível. Mas também é importante que tamanha remodelagem seja bem debatida com a comunidade acadêmica, como esperamos que será.

2. O novo Estatuto da UEG merece largos elogios. Alguns de seus artigos, porém, se distanciam (ou parecem se distanciar) dos ideais de autonomia universitátria e, portanto, devem ser melhor debatidos (e, talvez, até reescritos).

3. O novo Estatuto da UEG prevê a eleição de vários representantes docentes em órgãos deliberativos. Nossa expectativa é a de que, ao contrário do que aconteceu até hoje, tais representantes sejam eleitos de forma democrática e transparente. Para tanto, é fundamental estabelecer no Regimento Geral normas completamente novas para este processo de escolha.

4. O novo Estatuto da UEG prevê mudanças no Regimento Geral da Universidade e nos Regimentos das Unidades Universitárias. Nossa expectativa é a de que todas estas mudanças transcorram da forma mais democrática e transparente possível. Em nossa Unidade Universitária, consideramos importantíssimo que a Direção passe a promover e estimular o debate sobre o assunto já no último bimestre de 2011.

Formosa, 17 de Outubro de 2011.