segunda-feira, 16 de abril de 2012

PALAVRAS DO REITOR SOBRE OS 13 ANOS DA UEG

Texto divulgado na data de hoje (16.04.2012) na página eletrônica da UEG:


A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Ela foi criada no dia 16 de abril de 1999, por meio de ato legal do então governador Marconi Perillo. Com sua criação foram amalgamadas diversas instituições de ensino superior estaduais, dentre as quais se destacam a Faculdade de Ciências, Economia e Administração (FACEA), criada em 1961, em Anápolis, e a Escola Superior de Educação Física de Goiás (ESEFEGO), criada em 1962, em Goiânia, por Mauro Borges, dentro do plano de metas de seu governo à frente do Estado de Goiás.

Com os 13 anos que a UEG completa no dia 16 de abril, ela ainda é uma universidade adolescente, em busca da maturidade acadêmica. Apesar de ser jovem no cenário universitário brasileiro, a UEG é uma instituição que se lastreia em uma história pregressa, ao longo da qual deu importante contribuição para a sociedade e o povo de Goiás. Isso se verifica no fato de que desde a sua criação, a UEG já emitiu mais de 50 mil diplomas, nos seus mais diversos cursos de graduação. Por meio das licenciaturas parceladas, houve uma contribuição efetiva para o desenvolvimento social e tecnológico do Estado, possibilitando um diploma de nível superior para a absoluta maioria dos professores e das professoras da rede estadual de ensino.

A instituição integra a administração indireta do Estado de Goiás, tendo seu orçamento lastreado pela receita vinculada de 2% da arrecadação estadual. O repasse legal e regular desta verba, ademais de outras dotações, possibilitará o desenvolvimento da UEG para uma universidade de referência no cenário brasileiro.

A UEG apresenta ainda muitas fragilidades. Estas por vezes se apresentam na falta de equipamentos necessários para o ensino e aprendizagem de qualidade. Faltam melhores bibliotecas, laboratórios melhor equipados; necessárias se fazem várias obras de expansão e reformas do espaço físico e até de construção de novas unidades, dotando de instalações próprias algumas que ainda funcionam em imóveis locados ou cedidos, e inaugurando novas. A expansão física da UEG é um passo necessário, o qual requer investimentos generosos e regulares ao longo dos próximos anos. Entre as fragilidades também consta o fato de que esta universidade realiza suas atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de servidores, cuja maioria em contrato temporário. Isto é uma situação que exige uma intervenção vigorosa por parte da administração da universidade e em especial do governo estadual. A realização imediata de dois concursos, um para docentes e outro para servidores técnico-administrativos, deve ser uma prioridade de governo. Tal medida é imprescindível para o fortalecimento acadêmico e administrativo da UEG, o que é e deve ser uma política de Estado.

A UEG também apresenta muitas forças e potencialidades. É reconhecida a atuação dedicada de tantos docentes e técnico-administrativos que, mesmo não estando a maioria amparada por um plano de cargos e salários, na condição de servidores temporários, realizam suas atividades com qualidade e abnegação. Há cursos de graduação que estão obtendo nota 5 nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o que coloca estes cursos no mesmo patamar de cursos similares nas melhores universidades do país. Em 2011, a UEG alcançou a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), o que a situa no mesmo nível da PUC Goiás, ficando atrás somente da Universidade Federal de Goiás (UFG), que tem nota 4. Isso constitui excelência acadêmica, que deve ser buscada e realizada em cada uma das unidades universitárias.

Na sua atuação, a UEG não opera diretamente na concorrência, mas na complementariedade. Ela está presente em quase 40 municípios goianos, possibilitando localmente o acesso ao ensino superior a muitas pessoas que, sem a UEG, dificilmente poderiam realizar este sonho. Assim, por sua capilaridade, a UEG se faz presente onde as outras instituições universitárias não atuam, salvo algumas exceções. Assim, por meio do UEG, o Estado e o governo de Goiás realizam um serviço de qualidade para o desenvolvimento regional.

A UEG é hoje uma realidade universitária no Estado de Goiás e assim haverá de permanecer no futuro. Esta universidade adolescente atingirá a maturidade acadêmica, sendo gradativamente reconhecida por sua qualidade para além das fronteiras estaduais. Este futuro alvissareiro dependerá em grande medida dos investimentos que agora se fazem necessários. O governador Marconi Perillo tem dado sinais claros de apoio firme para a UEG. Aliando investimentos e gestão acadêmica séria e de qualidade, no exercício da autonomia universitária, a UEG dará passos firmes rumo a excelência acadêmica almejada, sendo instrumento importante para o desenvolvimento humano e tecnológico do Estado de Goiás.

HAROLDO REIMER
Reitor