quinta-feira, 14 de junho de 2012

CORPO DOCENTE E C.A. DEBATERAM ABERTAMENTE ONTEM

O corpo docente se reuniu ontem à noite para tratar da chegada de um novo professor efetivo ao curso. O C. A. foi convidado a se fazer presente e enviou três membros de sua Diretoria. O assunto foi discutido abertamente por mais de duas horas. A palavra foi usada por mais de 20 vezes (9 professores e 1 aluno se manifestaram). As considerações tiveram tons bem variados. Ao final da reunião, ficou evidente que a opinião amplamente majoritária dos presentes segue na seguinte direção:

1. O Coordenador do curso (Prof. Fábio Santa Cruz) agiu de forma regular e correta ao tomar as atitudes necessárias para a chegada do novo professor.

2. É preciso adicionar pequenos esclarecimentos acerca dos recém-aprovados critérios para formação da grade horária (deixar claro, por exemplo, que tais critérios serão usados apenas para formar a grade horária no fim de cada ano).

3. Para a saída de professores temporários (em razão da chegada de novo professor efetivo), o critério deve continuar sendo o mesmo que já vem sendo usado. Este critério é claro: o professor efetivo que está chegando ao curso pode assumir qualquer disciplina que esteja sendo ministrada por um professor temporário.

Estas diretrizes devem orientar as próximas decisões a serem tomadas pelo Coordenador do curso. 

Também foi aprovado, por opinião amplamente majoritária, o envio de uma consulta e de uma solicitação com os seguintes teores:

1. CONSULTA: Ao chegar um novo professor efetivo a um curso, o governo estadual exige que o professor temporário a ser substituído deixe a UEG ou deixe apenas aquele curso, podendo ser alocado em outro curso da própria UEG?

2. SOLICITAÇÃO: O corpo docente do curso de História, com o apoio do Centro Acadêmico,  tem interesse em receber mais professores do cadastro de reserva (concurso de 2010) e solicita que a administração superior da UEG tome providências neste sentido.

Esta consulta e esta solicitação devem ser enviadas às devidas instâncias da UEG.

Para o Coordenador do curso, a reunião se caracterizou pela qualidade do debate e foi mais uma demonstração de espírito democrático e de capacidade para gerenciar problemas recorrendo à opinião coletiva de professores e alunos.