O corpo docente se reuniu ontem à noite para tratar da chegada de um novo professor efetivo ao curso. O C. A. foi convidado a se fazer presente e enviou três membros de sua Diretoria. O assunto foi discutido abertamente por mais de duas horas. A palavra foi usada por mais de 20 vezes (9 professores e 1 aluno se manifestaram). As considerações tiveram tons bem variados. Ao final da reunião, ficou evidente que a opinião amplamente majoritária dos presentes segue na seguinte direção:
1. O Coordenador do curso (Prof. Fábio Santa Cruz) agiu de forma regular e correta ao tomar as atitudes necessárias para a chegada do novo professor.
2. É preciso adicionar pequenos esclarecimentos acerca dos recém-aprovados critérios para formação da grade horária (deixar claro, por exemplo, que tais critérios serão usados apenas para formar a grade horária no fim de cada ano).
3. Para a saída de professores temporários (em razão da chegada de novo professor efetivo), o critério deve continuar sendo o mesmo que já vem sendo usado. Este critério é claro: o professor efetivo que está chegando ao curso pode assumir qualquer disciplina que esteja sendo ministrada por um professor temporário.
Estas diretrizes devem orientar as próximas decisões a serem tomadas pelo Coordenador do curso.
Também foi aprovado, por opinião amplamente majoritária, o envio de uma consulta e de uma solicitação com os seguintes teores:
1. CONSULTA: Ao chegar um novo professor efetivo a um curso, o governo estadual exige que o professor temporário a ser substituído deixe a UEG ou deixe apenas aquele curso, podendo ser alocado em outro curso da própria UEG?
2. SOLICITAÇÃO: O corpo docente do curso de História, com o apoio do Centro Acadêmico, tem interesse em receber mais professores do cadastro de reserva (concurso de 2010) e solicita que a administração superior da UEG tome providências neste sentido.
Esta consulta e esta solicitação devem ser enviadas às devidas instâncias da UEG.
Para o Coordenador do curso, a reunião se caracterizou pela qualidade do debate e foi mais uma demonstração de espírito democrático e de capacidade para gerenciar problemas recorrendo à opinião coletiva de professores e alunos.